Sustentáveis e econômicos, pellets de madeira ganham destaque no mercado e ajudam na preservação da natureza
Econômico e sustentável, os pellets de madeira são produzidos a partir de serragens das madeiras, livres de qualquer substância química, que após serem processadas, se transformam no produto. Eles servem como fonte de energia sustentável, afinal poluem menos do que madeiras e combustíveis fósseis.
Os pellets de madeira são opções produtivas cada vez mais utilizadas em todo o mundo, pois garantem qualidade e sustentabilidade. Eles servem como um biocombustível mais econômico, representando cerca de metade do preço quando comparado com os combustíveis fósseis.
Além disso, os pellets de madeira são um combustível limpo e eficiente, não agridem o meio ambiente e têm um preço mais acessível do que o gás e o petróleo. Com um sistema simples, a utilização de pellets é feita de forma automatizada.
Por exemplo, no uso de pellets para o aquecimento da água, todo processo é automático, injetando somente o necessário para a combustão, assim como ocorre no controle da temperatura. O quadro de comando permite controle da temperatura da geradora pré-programada, desligando o queimador de pellets quando a geradora atinge a temperatura. Quando a temperatura interna da água da geradora reduzir, o queimador é reativado, reiniciando o processo de queima até a retomada da temperatura desejada. Essa retomada é automática sem necessidade de intervenção de operador.
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Amsterdã, o uso dos pellets de madeira para aquecimento pode emitir até um décimo do dióxido de carbono, um combustível renovável que libera uma baixa taxa de CO2, que é o mesmo captado durante o crescimento de árvores.
Além de tantas vantagens, não há necessidade de que árvores sejam cortadas para produzir esses pellets, já que são feitos a partir de restos de madeira de serrarias e madeira descartadas, como cascas, refilos, costaneiras, lascas e outros.
De fácil manuseio e transporte, seu formato granulado permite a otimização do transporte e armazenamento. Como são um produto natural sem aditivos, não liberam vapores ou maus odores.
ECONOMIA
Equivalencia do consumo de Pellets com outros produtos
Custo médio do pellets 0,70 por kg. Maio 2021
Para gás GLp
Cada kg de gás Glp possui 11.000 kcal
Poder calorifico do pellets 4.600 Kcal, assim temos:
Para cada kg de Gás é necessário 2,40 kg de pellets para alcançar a equivalencia energetica.
Para Diesel
Cada litro de Diesel, equivale a 9.000 kcal
Poder calorifico do pellets 4.600 Kcal, assim temos:
Para cada litro de Diesel, são necessários 2 kg de pellets
Para eletricidade
Cada Kw corresponde a 860kcal
Poder calorifico do pellets 4.600 Kcal, assim temos a equivalencia:
Para cada Kg de Pellets são necessários 5,3 kw de Eletricidade
Lenha
Na susbituição do sistema a lenha por Pellets se consegue vários beneficios indiretos, como a automatização do sistema, diminuição de encargos trabalhistas, diminuição de acidentes de trabalho, ausencia de fumaça como de particulas de cinza, o alcance rápido da temperatura desejada, temperatura constante, desburocratização ambiental, Menor emissão de CO2, Melhores resultados, facil armazenamento evitando gastos com controle de pragas. Não garantimos economia direta com o custo do combustivel.